sexta-feira, 27 de abril de 2012

Axiomata

“Hay que explicar las tradiciones escritas desde su verdad interior, y todas las tradiciones escritas juntas no pueden darle ninguna verdad interior si no la tiene”. (Lessing, p. 495)



Não sem ironia, o Axiomata X é um tratado de Lessing sobre a verdade interior pela qual se guia o homem que transcende e deixa atrás a letra. Em outras palavras,"verdade interior" não tem o mesmo significado de um enunciado lógico ou ainda apenas a dimensão gramatical. Tem a ver com a dimensão pragmática da verdade e está aqui intimamente ligada a ideia da virtude, ou seja, é algo "pessoal", vinculado ao campo da ação; uma pessoa que possui "atitude".


LESSING, G. Ephraim. Escritos Filosóficos, Edición preparada por Augustín Andreu Rodrigo, Editora Nacional, Clásicos para una biblioteca contemporânea, Madrid, (España), 1982.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diferente do desejo, somente

Mais do que vontade e desejo ou apenas volúpia, é ainda algo outro o que me move. Não apenas um ímpeto diz muito sobre o que acende aqui dentro. O silêncio refletido grita e nele, tenho escutado mais. Por isso, talvez, na escuridão tudo pareça mais claro e intenso.

Então não me queira acorrentar com tua certeza da certeza, sempre tão objetiva e inerte, pois este algo outro que me move, saiba, é também ventania. Mais do que desejo e vontade, sou também intenso querer. Não um querer apenas, mas num esforço contínuo e inacabado, deste meu querer que quer, o entusiasmo é renovado no próprio ser.



“Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer. (Fernando Pessoa)

Sendo assim,

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali? (Fernando Pessoa)



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Maturidade, talvez...


Apesar de Chronos,
hoje,
Kairós orienta as minhas escolhas.



“[...] les yeux sont aveugles. Il fout chercher avec Le coeur” (Saint Exupéry)


sábado, 14 de abril de 2012

Nostalgia


Sou urgência; nostalgia angustiada do que ainda não vivi.


"Fugit irreparabile tempus" (Virgílio) Irreparavelmente foge o tempo...